Consórcio Intermunicipal Quiriri - CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL QUIRIRI

Programa Acolhida na Colônia


Este serviço visa instrumentalizar apoio à agricultura, com foco no fomento do Agroturismo por meio da metodologia da ASSOCIAÇÃO DE AGROTURISMO ACOLHIDA NA COLÔNIA, pela cooperação em atividades voltadas para o intercâmbio de experiências na área do Agroturismo, bem como nas atividades de formação de pessoal, tudo com o fim de organização de circuitos de Agroturismo para os municípios consorciados.

Especialmente no caso do turismo, aspectos ligados ao disciplinamento e regionalização tem potencializado a oferta.  São inúmeros os roteiros temáticos, rotas étnicas, circuitos regionais ou consórcios intermunicipais constituídos pelo país, a fim de coletivamente estruturar a oferta turística para atrair e atender os visitantes. Trata-se de uma forma de diversificação da oferta, o que possibilita, dentre outras coisas, o aumento do tempo de permanência dos turistas nas regiões.

O Ministério do Turismo estrutura suas políticas dentro desta concepção. Ao propor e desenvolver o Programa de Regionalização do Turismo busca muito mais que agrupar municípios com relativa proximidade e similaridade, construir um ambiente democrático, harmônico e participativo entre poder público, iniciativa privada, terceiro setor e comunidade. Visa promover a integração e cooperação intersetorial, com vistas à sinergia na atuação conjunta entre todos os envolvidos direta e indiretamente na atividade turística de uma determinada localidade.

No caso do desenvolvimento de um Programa de Agroturismo, alguns fatores são importantes, além daqueles tradicionais do turismo (acesso; sinalização e outros):
a) ter foco na economia baseada, especialmente, na agricultura familiar;
b) valorizar um território, que possui forte identidade histórica e cultural;
c) construção de um projeto de desenvolvimento territorial, baseado na produção de alimentos diferenciados, sobretudo orgânicos, na agregação de valor aos produtos da agricultura, na organização dos agricultores, na preservação do meio ambiente, no trabalho associativo, etc;

A Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia foi fundada em 1999, no território das Encostas da Serra Geral, com o intuito de diversificar as propriedades dos agricultores familiares que estavam em decadência naquela época, assim melhorando a qualidade de vida e oportunizando alternativa de renda. 

A Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia conta atualmente com aproximadamente cento e dez famílias de agricultores, distribuídos em 22 municípios. Faz parte da rede internacional de agroturismoAccueilPaysan, hoje presente em 31 países de quatro continentes, sendo que na América Latina a primeira experiência implementada é a da Acolhida na Colônia. Entre os princípios que norteiam o trabalho desta associação estão a valorização da agricultura familiar, a parceria entre o rural e o urbano e o comprometimento com a qualidade dos alimentos e dos recursos naturais. 

O reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Acolhida na Colônia vem ocorrendo constantemente, seja através de espaços na mídia, como de prêmios recebidos, entre eles Prêmio Destaque do Ministério do Desenvolvimento Agrário em 2002; Prêmio ODM - Objetivos de Desenvolvimento do Milênio em 2005 (ONU); FellowshipAshoka Empreendedores Sociais em 2007; Prêmio Top de Agronégocios 2006 (Ministério do Turismo); Prêmio “Generosidade” em 2008 (editora Globo); Prêmio Mulheres que Fazem a Diferença - ACIF em 2010.

Em 2008, a Associação Acolhida na Colônia, conquistou o título de Destino Referência no Segmento Turismo Rural, segundo o Plano Nacional de Turismo 2007/2010 (MTUr, 2011), a partir de um arranjo constituído por quatro municípios catarinenses. Tal reconhecimento tem trazido benefícios importantes, especialmente a divulgação do destino.

É importante salientar que além do desenvolvimento do agroturismo como alternativa de renda para as famílias rurais, outro foco de atuação da entidade tem sido o fomento à produção orgânica, similar a nossa região e a implementação de tecnologias de energias renováveis nas propriedades rurais. O cicloturismo e o turismo pedagógico são outras potencialidades fomentadas.

Considerada como sincrônica aos objetivos e ações do Consórcio Intermunicipal Quiriri, a metodologia da ASSOCIAÇÃO DE AGROTURISMO ACOLHIDA NA COLÔNIA, referencia-se como ideal para fins de fomento da atividade de Agroturismo nos municípios consorciados.

A prestação de serviço de apoio à agricultura, com foco no fomento do Agroturismo nos municípios integrantes do Consócio Intermunicipal Quiriri, por meio da metodologia da ASSOCIAÇÃO DE AGROTURISMO ACOLHIDA NA COLÔNIA, visando à cooperação em atividades voltadas para o intercâmbio de experiências na área do Agroturismo, bem como nas atividades de formação de pessoal, tudo com o fim de organização dos circuitos municipais de Agroturismo pela empresa ECOSFERA BIODIVERSIDADE.

Os trabalhos são coordenados pela Comissão Executiva de Regionalização do Turismo do CIQ. A EPAGRI e as Secretarias de Agricultura dos municípios consorciados são os protagonistas da ação. 


Voltar
Consórcio Intermunicipal Quiriri - Programa Acolhida na Colônia