Consórcio Intermunicipal Quiriri - CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL QUIRIRI

Conheça Campo Alegre

A natureza foi generosa com Campo Alegre. Por seus 496 Km2 de área espalham-se campos cobertos de araucárias, cachoeiras, como a Cascata Paraíso, com mais de 60 metros de queda, bem no centro da cidade, e encostas cobertas de hortênsias.


O município conta com duas APAs (Áreas de Preservação Ambiental): a do Alto Rio Turvo, com 7000 hectares, e a APA dos Campos do Quiriri, com 1.400 hectares. O conjunto de montanhas do Quiriri é pontilhado por cerca de 30 cumes, cuja altura varia entre 1.300 a 1.580 metros. Dessas elevações é possível enxergar o mar e algumas cidades do norte do estado como Joinville, Garuva, Itapoá, São Francisco do Sul e a Baía da Babitonga em dias de tempo bom.

Nas pequenas propriedades rurais, a preservação ambiental também é levada a sério e se torna uma aliada da atividade turística.

A produção orgânica de frutas, legumes e hortaliças já se tornou referência na região e estimula o convívio harmônico entre o homem e a natureza.

Outra atividade econômica diretamente ligada à preservação ambiental é a apicultura. Cerca de 25 famílias dedicam-se à produção de aproximadamente 35 toneladas de mel por ano.

A Apicampo (Associação de Apicultores de Campo Alegre) mantém parceria com empresa de reflorestamento para utilização de áreas de mata nativa para exploração apícola. As abelhas atuam como agentes de polinização, colaborando com o equilíbrio do ecossistema.

O município tem conseguido manter cerca de 50% de sua população na área rural, por meio de programas de incentivo à agricultura familiar o que traz reflexos positivos para a conservação ambiental.

 

http://campoalegre.sc.gov.br/

Consórcio Intermunicipal Quiriri - Campo Alegre