Consórcio Intermunicipal Quiriri - CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL QUIRIRI

Circuito das Araucárias


O Circuito das Araucarias de Cicloturismo lançado no dia 02/06/12, simultaneamente nos municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal Quiriri é uma iniciativa que vem sendo planejada desde 2010 por uma Comissão Executiva nomeada pela Resolução 015 de 31/08/2010, envolvendo representantes de cada município.

 

A tradição do ciclismo na região remonta características de sua colonização queculturalmente sempre utilizou-se da bicicleta tendo, inclusive, entidades atuantes no setor como o Grupo Coiotes de SBS e Rino em Rio Negrinho que promovem a prática entre os simpatizantes e comunidade em geral.

 

A identificação de um roteiro definitivo, bem como as possibilidades de roteiros alternativos para a prática de cicloturismo na região foram mapeadas com auxilio do Clube de Cicloturismo do Brasil, levando em consideração a experiência, interesse em integrar e a vasta teia de relações que o Clube possui. Foram efetivados levantamentosde viabilidade do roteiro, o refinamento com checagem das melhores opções de caminhos, levando-se em conta o grau de dificuldade, tipo de pavimento, intensidade do tráfego e outras peculiaridades de cada local, e, por fim, o reconhecimento  de bicicleta do percurso definido confirmando a escolha do roteiro com base na realidade de uma viagem.

 

A compilação dos dados, planilhas de orientação, elaboração de gráficos altimétricos, mapas ilustrativos, classificação dos percursos em graus de dificuldade física, texto descritivo de cada percurso parcial e fotos ilustrativas marcaram outra fase do trabalho que desencadeou o processo de construção visual do circuito com proposição e definição de logomarca e formato visual para cartilha, folder e passaporte do ciclista.

 

Para a sinalização do circuito a comissão deflagrou processo de busca de parcerias para patrocínio, sendo o mesmo assumido pela empresa Tuper de SBS integralmente. São trezentas placas indicativas contendo informações sobre trajeto, distância ao próximo ponto, km parcial, km do trecho, altitude e localidade.

 

O roteiro é repleto de atrativos naturais, culturais, históricos e até gastronômicos mostrando lindos trechos com paisagem bem variada, alternando entre a floresta Ombrófila Mista com suas exuberantes Araucarias e relictos bem preservados de Floresta Ombrifila Densa repleta de Bromélias e orquídeas. A estrada Dona Francisca é um destaque da parte histórica assim como a ferrovia que serpenteia a Serra. Os cafés coloniais dão o toque bucólico e aprazível ao passeio.

 

O Circuito está dividido em trechos. Não há etapas fixas ou numero de dias fixo para percorrê-lo. Sugestões de planejamento aparecem no guia, lembrando que não se trata de um roteiro fácil, portanto não recomendável para estréia no cicloturismo, mas o ciclista pode observar no guia a classificação da dificuldade física de cada trecho mapeado e planejar sua aventura.

 

O Circuito conta com pontos de apoio, locais cadastrados como Amigos do Cicloturista, pontos para carimbo do passaporte e pontos de informações. O gerenciamento do circuito fica por conta dos Setores de Turismo de cada município participante. As informações também estão disponíveis no WebSite do Programa www.ciruitodasaraucarias.com.br. Moradores, comércios e demais interessados podem se cadastrar para participar.

 

O Consórcio intermunicipal Quiriri através da Comissão de Cicloturismo trabalhou na elaboração, implantação e lançamento do circuito que conta hoje com um site exclusivo, material promocional, cartilhas, flyers, carimbos e certificados distribuídos nos setores de turismo de cada município integrante.

 

A mudança de governos fez com que as pessoas envolvidas na rotina executiva mudassem tendo como consequências alguns descompassos no procedimento que precisam ser readequados, como o vandalismo nas placas e as dificuldades das Prefeituras na manutenção das mesmas, assim como, a capacitação das pessoas envolvidas. Por sugestão da Comissão Executiva do Programa desencadeou-se um processo de construção e autorização da terceirização dos serviços de manutenção do circuito visando sanar as dificuldades e desajustes de procedimento de atendimento que decorrem, principalmente, da necessidade de tratamento único e profissional para a questão, vencendo as limitações de cada prefeitura no trabalho pontual que acabam comprometendo o circuito como um todo, e, dessa forma, melhorar ainda mais o atendimento aos cicloturistas


Voltar
Consórcio Intermunicipal Quiriri - Circuito das Araucárias