Consórcio Intermunicipal Quiriri - CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL QUIRIRI

Planos Municipais e Regional de Turismo


Lançado em junho de 2017, o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável – PDITS, realizado pelo SEBRAE vem sendo elaborado nos municípios de São Bento do Sul, Corupá e Rio Negrinho que adotaram este modelo de trabalho para compor seus Planos Municipais de Turismo. O município de Campo Alegre por razões técnicas, fará a elaboração do Plano Municipal de Turismo com a contratação de outra empresa.

 

Os quatro municípios, através da Comissão Executiva de Regionalização do Turismo do Consórcio Quiriri, estudaram três propostas para estudos e elaboração de projetos com relação ao desenvolvimento do turismo, sendo o do Sebrae, o SENAC e o da empresa privada Le Padron sendo este, o único que abrangeria as três etapas pretendidas – 1) elaboração do Plano Municipal de Turismo, 2) Criação da Marca (Place Branding) e 3) Execução do Plano de Marketing, com foco no turismo sustentável.

 

Entendendo que a Criação da Marca e o Plano de Marketing poderia ser executado para os quatro municípios futuramente, independente de qual empresa executar o Plano Municipal de Turismo, Corupá, Rio Negrinho e São Bento do Sul escolheram o Sebrae como primeiro passo visando criar ferramentas para a elaboração de seus Plano Municipal de Turismo – PMT e Campo Alegre optou pela contratação futura de um modelo mais completo; porém, todos alinhados ao propósito comum de regionalização das ações.

 

A Comissão Executiva de Regionalização do Turismo do Consórcio Quiriri vem trabalhando em outras frentes de ação, além dos Planos de Turismo. O ordenamento de demandas para o turismo receptivo, a participação conjunta em eventos visando a promoção do turismo local e regional, o fortalecimento do Programa Circuito das Araucárias de Cicloturismo - considerado nosso primeiro arranjo produtivo em turismo regional, a idealização de um Fórum Intermunicipal de turismo e a implantação do modelo “Acolhida na Colônia visando a valorização da agricultura familiar, a parceria entre o rural e o urbano e o comprometimento com a qualidade dos alimentos e dos recursos naturais, entre outros.

Tais trabalhos vem sendo desenvolvidos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Programa das Nações Unidas.


Voltar
Consórcio Intermunicipal Quiriri - Planos Municipais e Regional de Turismo