A região conta com o trabalho da Rede EcoVida como ente certificador do Modelo Participativo do Governo Federal. O modelo “participativo” visa trabalho conjunto com visitas e análises autofiscalizatórias, deflagradas por técnicos da rede. Considerados aptos à certificação de produtor orgânico, é concedido o Certificado da Rede Eco Vida com a homologação do Ministério da Agricultura. Tal processo demanda adequações produtivas e adoção de uma rotina diferenciada de produção visando atender a critérios preestabelecidos.

Dois grupos protagonizam os trabalhos na região: emRN o Grupo Gavina que segue o modelo participativo e agroecológico na produção. O grupo comercializa seus produtos em feiras convencionais, e possui uma gôndula no supermercado Miner. Em SBS e CA o grupo Hortibento segue o modelo participativo e comercializa junto às feiras convencionais em Joinville e Florianópolis. 

Foram Certificados 41 Produtores, sendo 25 definitivos e 16 em processo de conversão de sua produção em 2017.

No Brasil atualmente são mais de 4.000 famílias de produtores orgânicos, e destas, cerca de 2.500 tem a certificação de produtores orgânicos homologada pelo Ministério da Agricultura.

O fortalecimento do agroturismo na região Destinos do Quiriri vem sendo aprimorado pela  implantação da metodologia da “Acolhida na Colônia” aos agricultores familiares dos municípios do Consórcio Intermunicipal Quiriri. A Associação de Agroecologia Acolhida na Colônia Encantos do Quiriri (resultante deste trabalho) e a equipe de multiplicadores do Programa na região (gestores municipais de turismo, agricultura e Epagri) conduzem os trabalhos.

Link: http://ecovida.org.br/

Consórcio QuiririFeira de Produtos Orgânicos do Quiriri

Entre em contato