Em dezembro de 2013 os municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal Quiriri aprovaram a adesão de nossas cidades (Campo  Alegre, Corupá, Rio Negrinho e São Bento do Sul, planalto norte de Santa Catarina) ao Pacto Global da ONU  com o compromisso de apoiar seus dez princípios em matéria de direitos humanos, direitos do trabalho, meio ambiente e combate à corrupção usando como ferramenta o Programa de Cidades da ONU que parte da premissa de que as cidades são oespaço onde efetivamente o todo acontece e capazes de fornecer uma estrutura para traduzir os princípios em dia-a-dia da governança e gestão urbana. O alinhamento de ações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS´s vem, gradativamente, sendo aprimorado.

No espírito do Pacto Global ,o Programa Cidades centra-se na colaboração entre todos os níveis de governo, empresas, sociedadecivil e   academia, afimde aumentar a sustentabilidade, resiliência, diversidade e adaptação dentro das cidades e em face dos desafios urbanos complexos.

O Consórcio Intermunicipal Quririri é signatário do Movimento ODS Nós Podemos SC, que tem como propósito facilitar a incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na prática das pessoas e organizações em Santa Catarina. Dessa forma, o CIQ alinha suas ações à agenda 2030proposta pela ONU.

Da integração sistêmica dos objetivos estratégicos do CIQ surge o Programa Quiriri Sustentável.

 

• A BACIA HIDROGRÁFICA COMO UNIDADE DE PLANEJAMENTO AMBIENTAL PARTICIPATIVO

Compreende que pela formação dos acidentes de relevo e as manifestações das nascentes que com seus afluentes drenam para rios maiores formam um grande complexo de interação e continuidade, sendo os benefícios compartilhados por diferentes comunidades. Assim sendo, a preservação dos recursos hídricos é um interesse coletivo.


 • LIMITES NATURAIS AMBIENTAIS

Define que o meio ambiente não apresenta definição por divisas de propriedades ou municípios. E reconhece que os recursos naturais integram o ecossistema além dos limites interpretados pelo homem, sendo seus benefícios de uso e direito ou ainda a de proteção, um direito de todos. 

 

• SUPRAPARTIDARISMO POLÍTICO 

Define e compreende que o interesse socioambiental deve estar acima de qualquer interesse exclusivamente político partidário e que somente a ação conjunta sem idealismos individualizados, podem garantir a sustentabilidade administrativa e as retenções conjuntas de preservação e do desenvolvimento sustentável.

 

• AÇÕES PARTICIPATIVAS: SOCIEDADE CIVIL MAIS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS

Inspira a importância de todos atores sociais estarem unidos e delineados em um único propósito, um único interesse, conjugando esforços para enfrentar desafios comuns. Esta integração traz um conjunto de resultados primando pela melhoria contínua do meio ambiente, qualidade de vida,  relações humanas e de todas as formas de vida.

 

Consórcio QuiririFundamentos Básicos

Entre em contato